Há 5 gerações, nas mãos da mesma família, a empresa Cogumbreiro e Cª, liderada pelos descendentes dos primeiros povoadores dos Açores, foi fundada em 1874. A história dos Armazéns Cogumbreiro confunde-se com a da família, que educa as novas gerações na Alemanha do Séc.XIX, lembrando a atmosfera dos Buddenbrook de Thomas Mann. O espírito iluminado e a grande influência do antepassado direto, o ilustre cientista,Coronel Afonso Chaves, confere a esta família as mais diversas influências culturais europeias que encontram a sua forma mais visível na arquitetura doedifico dos Armazéns inaugurado em 1913.

Os Armazéns Cogumbreiro, o maior estabelecimento dos Açores do início do Séc. XX, replica no centro histórico de Ponta Delgada a tendência das grandes cidades no que toca ao comércio de qualidade. Equipado de ascensor para todos os andares assume-se então como o símbolo de inovação tecnológica e de atitude perante o cliente, ainda hoje lembradas.

Continuando a expansão do negócio de família, Francisco Cogumbreiro (1880-1958) foi cônsul honorário de Mónaco, fundador da fábrica de tabaco estrela, da companhia açoriana e impulsionador da fábrica do álcool. Privou desde tenra idade com o príncipe Alberto I de Mónaco que, acompanhado pelo Rei D. Carlos, liderava as expedições científicas em todo o mundo sendo as ilhas dos Açores a zona portuguesa mais visitada. Os Armazéns Cogumbreiro estiveram na rota do Soberano de Mónaco no ano da sua inauguração onde testemunhou um ambiente de elegância exclusiva e de modernidade inesperada.

O legado da família é transmitido a uma das herdeiras ligada ao espírito visionário e empreendedor de Horácio Franco, um ativo e importante empresário açoriano que desenvolve o projeto de transformação do edifício num alojamento e cafetaria de charme. A nova era dos Armazéns Cogumbreiro dá continuidade à arte de bem servir, aliada à qualidade e inovação que estiveram, desde sempre, na génese dos negócios da família.

Em 2016 o edifício é renovado pela mão do arquiteto Aires Mateus e transformado em empreendimento turístico, mantendo o charme, o carácter e a contemporaneidade que a sua longa história engloba.